sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Guaramiranga_Ce



Guaramiranga: palavra originária do tupi, que significa "Pássaro vermelho", localizado no alto do Maciço de Baturité, a 900 metros de altitude, Guaramiranga oferece temperaturas amenas, bem abaixo da média típica do estado do Ceará. vilarejo, afastado 108 km de Fortaleza, a bela capital cearense, tem como principal atrativo o Pico Alto, segundo ponto mais elevado do estado, entre outras opções de ecoturismo, além de boa gastronomia e artesanato

O município serrano encontra-se à 865m de altitude, totalmente inserido na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, com temperatura que varia entre 18 e 25ºC. A paisagem proporciona um clima úmido e vegetação típica de mata atlântica intensificada pelas cores das flores nativas da região, surpreende seus visitantes com uma visão diferente do Ceará.

Com uma população acolhedora (4.070 habitantes) a cidade tem se destacado no cenário nacional principalmente pela realização de diversos eventos de cunho cultural e turístico. É o local ideal para um convívio mais próximo à natureza

Atrativos:
De vários locais da cidade é possível ver o Mirante do "Pico Alto" (13 km do centro), ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1.115 metros de altitude o 2º maior do Ceara e 3º do Nordeste. Do Pico, pode-se avistar a transição da serra com o sertão cearense, além de parte do rio Pacoti. O acesso ao local pode ser feito através de trilhas ecológicas ou por estradas de asfalto. Outro local e "Linha da Serra" (11 km do centro), Seu acesso é por via asfaltada e tem altitude média de 950 m e vista panorâmica de toda a serra, tanto para o lado do litoral como do sertão. Num dos pontos mais altos da Linha da Serra encontra-se o restaurante Tramonto. Nascente do rio Pacoti, Poço Escuro, Parque das Trilhas, Parque das cachoeiras são outros atrativos importantes da região.

Turismo:
Através dos anos a cidade vem se adequado às exigências de quem visita Guaramiranga, a estrutura turística é uma das mais disputadas na hora de fugir do Agitado Carnaval do Litoral Cearence, pois para esta época Guaramiranga recebe seus visitantes com o Famoso Festival de Jazz e Blues – evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional. As noites frias da pequena cidade fervem com música da melhor qualidade e uma legião de apreciadores que lotam as ruas e hospedagens. A gastronomia é um ponto muito interessante de apreciar, na Praça do Teatro Rachel Queiroz, você encontra até um restaurante alemão "Hofbrauhaus - O Alemão" como assim também uma feira com produtos artesanais, doces, geléias e conservas de excelente qualidade. À noite, a praça se transforma em uma grande reunião de amigos onde os vinhos, charutos e pratos, cuidadosamente elaborados, completam o ambiente refinado de Guaramir.

Cultura:
Dentre as expressões culturais do Município, destacam-se as edificações religiosas, chácaras, capelas e sobrados; o artesanato; grupos de teatro, música e coral; a gastronomia; eventos como o Arte e Flor, o festival Nordestino de Teatro e o Festival de Jazz & Blues.
A população de Guaramiranga aprecia muito as manifestações culturais, mostrando-se ativa e participante nos eventos realizados. Guaramiranga vem se destacando como pólo cultural no Estado.
As flores que fazem o cenário de Guaramiranga também podem ser consideradas atrativos naturais. O município é hoje o maior exportador de flores do Brasil. Além disso, ainda existem o Parque Ecológico de Guaramiranga, uma área de proteção ambiental, as cachoeiras de São Paulo e do Urubu.
(texto de outros)

Nenhum comentário: