terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Jijoca e Jericoacoara_CE


Jijoca de Jericoacoara_CE
(texto de outros)

A cidade de Jijoca, localizada a 280 quilômetros de Fortaleza, capital do Ceará, além de ser a porta de entrada de Jericoacoara, onde fica uma das Melhores Praias do Brasil, oferece uma atração turística deslumbrante, com praias de areia branquíssima e água cristalina.

É a Lagoa de Jijoca, formada pela barragem natural dos córregos do Paraguai e do Mourão, em conseqüência da migração de dunas móveis, ocupando uma área com cerca de 15 km², cercada por enormes dunas. Durante o verão cearense, entre julho e dezembro, a lagoa costuma se dividir em duas, apropriadamente denominadas Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso.

A utilização de embarcações e equipamentos impulsionados a motor não é permitida, garantindo a segurança e o sossego dos banhistas e freqüentadores. A maioria das pousadas de Jijoca de Jericoacoara fica à beira da Lagoa do Paraíso, que possui diversos quiosques instalados na areia e é muito procurada por praticantes de windsurfe e outros esportes náuticos, principalmente de julho a janeiro, quando sopram os ventos alísios.

O trecho conhecido como Lagoa Azul é mais tranqüilo e propício ao mergulho livre, com pranchas de madeira na água que servem de trampolim, além de proporcionar agradáveis passeios de jangada.

É em Jijoca, nome que na língua tupi significa algo como Casa das Rãs, que os turistas com destino a Jericoacoara deixam seus carros e embarcam em bugues, jardineiras ou veículos de tração 4x4. Somente motoristas habilitados conseguem vencer os desafios da trilha de 23 km até o litoral.

Graças à dificuldade desse acesso, precário e sinuoso, junto ao fato de estar inserida em um Parque Nacional, Jeri continua a se manter muito bem preservada. O caminho, em meio a cenários de deserto, que muda constantemente, desviando de dunas móveis, riachos e pequenos lagos formados pela chuva, não é uma simples estrada, mas um passeio imperdível.

Nenhum comentário: