segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Ceará é seu Destino


O Ceará é o seu Destino
(texto de outros)

O Ceará tem um litoral de 578 km de extensão, cheio de praias paradisíacas, divididas entre as chamadas Costa do Sol Poente e Costa do Sol Nascente.

Fortaleza, a capital do estado, além de belas praias, possui diversas opções turísticas, como museus, construções históricas e um grande parque aquático.

A Costa do Sol Poente começa junto à fronteira de Ceará com o Piauí. Em Camocim, 369 km ao norte de Fortaleza, o destaque é a belíssima Tatajuba. Jericoacoara, apesar da fama internacional, consolidada principalmente após o jornal Washington Post ter lhe conferido lugar entre as dez praias mais bonitas do mundo, continua quase isolada, graças às dificuldades de acesso.

É preferível deixar o carro em Jijoca, a cerca de 23 km, de onde partem bugues, jardineiras e caminhonetes com motoristas habilitados a enfrentar as dunas e os caminhos de terra cobertos de areia.

Jijoca é também muito procurada por causa das águas cristalinas da Lagoa do Paraíso e da Lagoa Azul, onde os equipamentos náuticos a motor são proibidos.

Praia da Baleia e Trairi são lugares tranqüilos, com praias de águas calmas. Lagoinha é uma das praias mais bonitas do Ceará. Paracuru e Pecém possuem praias boas para o surfe. Cumbuco, a apenas 33 km de Fortaleza, tem praias exuberantes.

A Costa do Sol Nascente começa em Aquiraz, 34 km ao sul da capital, com boas praias e parques aquáticos. Logo depois vem Iguape, ponto de surfe e sandboard. Caponga, antiga vila de pescadores, tem várias praias bonitas. Beberibe, além de praias belíssimas, ostenta o Labirinto das Falésias, com doze tonalidades de cores.

Aracati possui construções tombadas pelo Patrimônio Histórico. Nas falésias de Majorlândia foi esculpido o célebre ícone da lua e estrela. A beleza e a fama de Canoa Quebrada atraem muitos turistas estrangeiros. Por toda a maravilhosa costa do Ceará, há uma infinidade de dunas e coqueiros, além de indefectíveis jangadas salpicando o mar azul.

Nenhum comentário: