segunda-feira, 22 de março de 2010

Camaçari_BA


CAMAÇARI
História & Cultura

A História de Camaçari remonta aos primeiros anos da colonização. Em 1549, Tomé de Souza, 1º Governador geral do Brasil, fundou a cidade do Salvador. Com ele, vieram cerca de trezentos soldados, seiscentos degredados e seis jesuítas encarregados da catequização indígena. Em 1558, dois destes jesuítas, se fixaram em terras dos índios Tupinambás, desenvolvendo a catequese nas aldeias próximas, às margens do Rio Joanes, fundando ali a aldeia do Divino Espírito Santo.

Uma pequena igreja de palha foi construída no local, marcando o início dos trabalhos jesuíticos no Brasil. Em 1624,a aldeia, já consolidada, desempenhou importante papel no processo de expulsão dos invasores Holandeses que tentaram se apossar do nosso território. De lá, saíram as forças que combateriam o invasor até o final, expulsando-os em 1625. Inicialmente recebeu o nome de Aldeia do Divino Espírito Santo e passou à categoria de Vila em 27 de setembro de 1758, denominando-se Vila Nova do Espírito Santo de Abrantes.Em 1846, foi extinto o município de Abrantes, integrando o seu território ao de Mata de São João. A reinstalação deu-se em 1849.

A sua primeira composição administrativa abrangia o distrito de Abrantes, Monte Gordo e Ipitanga. O retorno da sede para Abrantes deu-se em 1892. Em março de 1920, criou-se o distrito de Camaçari, como território desmembrado de Abrantes porém, em 1925, vai para um povoado emergente chamado Vila de Camassary, com a mudança do nome para Montenegro, intitulando Vila de Camassary do Município de Montenegro.Em 1925, o então Governador Francisco Marques de Góes Calmon dá ao município o nome de Montenegro, que tinha como sede a Vila de Camaçari.

Dois anos depois, o município de Abrantes foi recriado administrativamente. No final do século XIX, com a malha ferroviária, Abrantes perde importância politíco-econômica e a sede do município passa para Parafuso.Em 1938, é restituído o nome Camassary, agora ampliado para todo o município, mantendo-se os nomes das outras localidade: Vila de Abrantes, Monte Gordo, Parafuso e Dias D'Ávila. Em 1985, Dias D'Ávila com sua emancipação é elevada a categoria de município.

O Município de Camaçari foi regulamentado pelo Decreto Lei 10.724 de 30 de março de 1938, perdendo a denominação de município de Montenegro, e passou a ser chamado de Camaçari e sua sede elevada a Cidade.

Nenhum comentário: