quarta-feira, 31 de março de 2010


ILHÉUS – BA
História & Cultura

“A história da cidade se confunde com a própria história da economia nacional no século XIV, quando a matéria-prima do chocolate - esta iguaria apreciada no mundo todo -, era o produto central de exportação do país. Ilhéus abrigava o principal porto de escoamento da produção e fervilhava de pessoas, dinheiro, luxo e riqueza. O intenso intercâmbio com a Europa transformou a cidade em um verdadeiro caldeirão cultural, entoado pela prosa do célebre Jorge Amado em seus vários romances, traduzidos em diversas línguas.

Ilhéus nascera sobre ilhas, o corpo maior da cidade numa ponta de terra, apertado entre dois morros – o do Unhão e o da Conquista – e invadira também as ilhas vizinhas”.
Jorge Amado – Terras do Sem Fim.

Passear pelas ruas e praças de Ilhéus é mergulhar na história dessa cidade surgida há 465 anos, quando o rei D. João III resolveu dividir o Brasil em quinze gigantescos lotes – as capitanias hereditárias. A antiga sede da capitania onde os índios, holandeses, franceses e portugueses lutavam pela posse da terra, hoje é conhecida como um dos maiores pólos turísticos do nordeste brasileiro. Ilhéus soube preservar as riquezas patrocinadas pelo apogeu do ciclo do cacau, nas décadas de 20 e 30, deste século.

Foi Jorge Amado, um dos mais populares escritores brasileiros, que, com seus romances, divulgou internacionalmente a cidade de Ilhéus.
Fonte: www.brasilturismo.com

Nenhum comentário: