quarta-feira, 5 de maio de 2010

Natal_RN


NATAL –
Historia & Cultura


Em meados do ano de 1597, Manuel Mascarenhas Homem, capitão-mor da capitania de Pernambuco, enviou a mando de D. Francisco de Souza, governador-geral do Brasil, uma expedição militar à nossa capitania do Rio Grande, no intuito de expulsar os franceses que haviam aqui se instalado.

Entre os destaques da expedição, encontravam-se Jerônimo de Albuquerque, comandante da expedição marítima, e Feliciano Coelho, que avançou, por terra, da Paraíba.

A idéia de enviar uma expedição partiu de Sua Majestade o Rei Felipe II de Portugal, temendo que os franceses, que tinham a população indígena local como aliados, pudessem ganhar terreno aqui no nordeste e disputar as fatias de terra em outras regiões do Brasil. A expedição tinha a ordem do rei para construir uma fortaleza, que rebatesse possíveis tentativas de invasão estrangeira, e uma cidade, para firmar definitivamente o marco português aqui no Rio Grande.

Foi num sábado, dia 24 de junho de 1598, no encontro das águas do Potengi com o oceano Atlântico, que se deu a inauguração da primeira Fortaleza dos Reis Magos, construída em madeira. Já estão sendo feitas modificações na estrutura. Dizem que fora feita toda em pedra, cal e óleo de baleia! No dia 25 de dezembro 1599, foi inaugurada a primeira igreja matriz, tendo sido rezada uma missa comemorativa, e a pequena vila foi batizada com o nome de Natal, em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo.

Somente a partir dos anos 20, Natal começou a se desenvolver de maneira mais rápida. Durante a Segunda Guerra, as Força Aliadas aqui se instalaram. Em seus aviões, partiam para Dakar, na África, com destino ao conflito na Europa.

Natal é hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil. Suas dunas, praias e o fato de ter o ar mais puro das Américas atrai pessoas de todo o mundo.


Nenhum comentário: