quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Lauro de Freitas_BA


Lauro de Freitas

Hoje, Lauro de Freitas é o principal vetor de expansão urbana de Salvador. O município é pólo de desenvolvimento do estado, inclusive na educação, por conta da instalação de faculdades, entre outros empreendimentos, da indústria, de serviços, do turismo e do lazer.

No segmento de turismo, o município apresenta grande potencial para a hospitalidade, o turismo de lazer e de negócios. São sete quilômetros de belas praias, cerca de 22 mil hectares de Mata Atlântica em Área de Proteção Ambiental (APA Joanes/Ipitanga) apta para o ecoturismo e, por iniciativa da administração municipal, já está em andamento o projeto para instalação do Centro de Convenções. Nas praias, o movimento nas barracas chega a ocupar 1.100 pessoas no verão e cerca de 600 na baixa estação.

O município ainda dispõe de equipamentos de lazer únicos em toda a Costa dos Coqueiros como o Kartódromo Ayrton Senna, Jockey Clube da Bahia e o Equus Clube do Cavalo. Pescadores, mergulhadores e velejadores encontram condições favoráveis para a prática de esportes náuticos nas praias, na foz do rio Joanes e em todo o litoral.

Além das praias, o município preserva áreas naturais em quatro parques, na Área de Proteção Ambiental do Rio Joanes/Ipitanga e empreendimentos privados de caráter ambiental. A prática de esportes é uma constante de inverno a verão, quando acontecem campeonatos de surfing, windsurfing, volley, futebol na areia, vela, skateboarding, patins, mergulho, pesca, cavalgadas e caminhadas.

Os rios Joanes e Ipitanga banham a sede municipal e são navegáveis para embarcações de pequeno calado. Também são bons para pescar.

O misticismo é outro atrativo da antiga Santo Amaro de Ipitanga, onde os rituais indígenas de ontem ganham hoje novas interpretações; as caminhadas esotéricas - especialmente a da Lua Cheia - acontecem nas praias; aí também está uma grande concentração de terreiros de candomblé: são 66 instituições cadastradas e espalhadas pelos 93 km² do município.

Créditos: Pref. Mun. de Lauro de Freitas e Bahiatursa.

História & Cultura

A história de Lauro de Freitas começa no século XVI, quando Garcia D’Ávila recebeu do então governador-geral do Brasil, Tomé de Souza (1552), por ordem dos reis de Portugal, lotes de terra no litoral baiano. Aqui foi instalada uma missão jesuíta que deu origem a Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, em 1758, com apoio da família D´Ávila, proprietária da Casa da Torre.

A região abrigava inúmeras aldeias indígenas que habitavam o Morro dos Pirambás. Mais tarde vieram os engenhos de açúcar e com eles os negros que influenciaram fortemente a cultura local. Ainda hoje pode-se encontrar descendentes de famílias escravas, guardiãs dos costumes afros, praticantes do candomblé.

No século XVII a história da cidade é marcada por um surto de cólera, que dizimou parcela considerável da população, e pela construção da matriz de Santo Amaro de Ipitanga, erguida na parte mais alta da cidade. A matriz se constituiu na construção mais representativa desse período colonial no Brasil.

No século passado, por volta de 1930, a Empresa Francesa de Aviação Civil Latécoére constrói o primeiro campo de aviação da Bahia na antiga fazenda Portela, que se chamou Aeródromo Santo Amaro de Ipitanga.

Lauro de Freitas pertencia, originalmente, a Salvador, até que em 1880 passou a distrito de Montenegro, atual Camaçari. Em 1932 retornou a Salvador, até 1962 quando foi transformado em município. Onze anos depois passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador.

Nenhum comentário: