segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ilha Mexiana_AM

Ilha Mexiana

Mexiana é uma ilha particular situada na foz do Rio Amazonas, exatamente sobre a linha do Equador. É uma das mais antigas do Pará, com cerca de 100 mil hectares. Nela foi construído o Marajó Park Resort – um hotel de selva no estilo marajoara. Várzeas, mangues e floresta tropical fazem parte do ecossistema local. A área abriga, ainda, várias espécies de peixes, tais como: pirarara, filhote, pescada branca, piramutaba, dourada e outros bagres da região.

E é muito procurada pelos praticantes da pesca esportiva. A ilha conta com pista de pouso e roteiros ecoturísticos, como passeios em trilhas, visitas de observação de fauna, praias – como Jaburu Pinto, Japuá, Quebra-Vara, Matupiri e Malhadas – e montaria em búfalos. Em determinada época do ano, pode-se admirar o fenômeno da "Pororoca". Parte integrante do arquipélago do Marajó, situada na costa marítima do município de Chaves, Ilha Mexiana fica a oito horas de barco de Belém, capital do estado, e a 30 minutos de avião.

O clima no arquipélago é equatorial com chuvas constantes. De junho a janeiro – quando está seco –, os passeios ficam mais acessíveis. Nos outros meses, o alto índice pluviométrico pode prejudicar um pouco a visita. A temperatura média anual fica em torno de 26ºC, com máximas de 33ºC e mínimas de 21ºC.

Atrações:
Pesca Esportiva
A pesca esportiva é um dos maiores atrativos da Ilha. Pescadores de todo o mundo viajam até lá em busca da emoção única de pegar peixes que podem chegar a quase de três metros de comprimento.

Passeio de voadeira
É possível conhecer a vida selvagem local por meio de passeio em voadeira pela floresta equatorial que cerca Ilha Mexiana.

Passeio de búfalo
Ali, o passeio no dorso de um búfalo é muito comum, visto que a região é grande criadora da espécie.

Praias fluviais
Visitar as praias de rio e a foz do Rio Amazonas também faz parte da programação, encantando até os mais experientes viajantes.

Nenhum comentário: