quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Canindé de São Francisco_SE


CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO – SE

Para quem deseja curtir além do sol e mar do Nordeste a dica é seguir rumo a cidade de Canindé de São Francisco, portão de entrada para Complexo Xingó, localizada as margem do Rio São Francisco e a 200 Km da capital Aracaju. O Cânion do Xingó principal atrativo turístico do Complexo que integra nas águas do rio São Francisco.

Além da abundância de belezas naturais, Canindé de São Francisco ficou ainda mais atraente para o turista desde que as águas do Rio São Francisco foram represadas para a construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó, em 1988. As corredeiras do rio deram lugar a águas mais calmas e propícias à navegação, o que possibilita agradáveis passeios de catamarãs e lanchas entre belíssimos cânions nas margens do rio.

Está localizada em Canindé de São Francisco a Usina Hidrelétrica de Xingó, onde acontecem visitas monitoradas, e também o Cânion de Xingó (ou Cânion do Talhado) onde se chega através de navegação pelo Rio São Francisco.

Clima & Geografia
O clima da região é semi-árido, com sete a oito meses secos (de agosto a março), de sol e muito calor. As chuvas ocasionais são concentradas em poucos meses do ano (de maio a agosto). As temperaturas são altas durante todo o ano, variando entre 24ºC e 33ºC, mas podem chegar até 43ºC no verão.

História & Cultura
O atual município de Canindé de São Francisco fez da parte sesmaria de trinta léguas concedida, em 1629, ao desembargador Burgos e outros, não tendo grande atenção dos seus desbravadores.

Até o início do século XIX, apresentava somente 3 ou 4 fazendas dispersas. Ao final do século, Francisco Cardoso de Brito Chaves comprou a grande propriedade, até então inexplorada, e se assenta à sede municipal de Curituba. Mais tarde, o Coronel Francisco Porfírio estabelece um curtume de couros em sociedade com o Coronel Antônio Porfírio de Brito. Esse curtume impulsiona o povoamento da região.

Em 07 de Novembro de 1899, a povoação é elevada à categoria de sede do Distrito da Paz, sendo posteriormente revogada. Em 1938 foi elevada a vila e, em 1953, passou à categoria de cidade e sede do município.

A cidade original, de fato um pequeno aglomerado à margem do rio São Francisco, foi abandonada e a sede municipal transferida para o platô, quando da construção da Usina Hidrelétrica de Xingó. Em 06 de Março de 1987 foi inaugurada a nova Canindé.

Nenhum comentário: