terça-feira, 17 de maio de 2011

Jequiá da Praia_AL


Jequiá da Praia_AL

O município mais novo do Estado de Alagoas, Jequiá da Praia foi criado em maio de 1995. Banhado pelo Oceano Atlântico, e pelas lagoas Jequiá, Jacarecica e Azeda, o município era antes parte de São Miguel dos Campos e de Coruripe.

Cidade do litoral sul de Alagoas que mais apresenta cenários selvagens. As praias e lagoas, em conjunto com o clima quase sempre excelente, dão à região um ar de paraíso. São 488 km2 de beleza, como as praias de Jacarecica do Sul, Lagoa Azeda e Pituba, ou o povoado de Duas Barras. Os recantos de natureza privilegiada guardam ecossistemas diversificados.

No povoado de Duas Barras, por exemplo, pode-se assistir ao espetacular encontro da Lagoa de Jequiá com o oceano ou os manguezais. Na povoação de Lagoa Azeda, a lagoa que empresta seu nome à região, com águas vigorosas e que dificultam a prática de esportes náuticos. As praias de Pituba e Jacarecica do Sul são praticamente selvagens, apresentando cenários ainda pouco explorados pelo homem.

A base econômica do município reside principalmente na pesca e na agricultura, tendo o turismo como atividade emergente com excelentes perspectivas para o mais novo município do Estado de Alagoas, que foi emancipado em 1998, possuindo 13.000 habitantes. Nas áreas estuarinas estão presentes os manguezais, ecossistema altamente produtivos por contribuírem para a fertilidade das águas costeiras e lagoas, servindo assim de refugios para a procriação de peixes e de alimentos para um grande número de organismos.

Créditos: Governo do Estado de Alagoas e IBGE

História & Cultura

Devido o município de Jequiá da Praia ter permanecido por muito tempo como povoado pertencente aos municípios de Coruripe e São Miguel dos Campos, a sua história está diretamente ligada a estes municípios que lhe deram origem.

Os habitantes primitivos desta região foram os índios caetés, os quais entraram para a história pela antropofagia cometida contra os navegantes da nau Nossa Senhora da Ajuda do Bispo Dom Pedro Fernandes Sardinha em 16/06/1556.

Os primeiros barcos a se estabelecerem na região foram os franceses que viajavam em busca de pau-brasil, madeira existente em abundância nestas terras. Porém há indicação de que os espanhóis e os holandeses também tenham constituídos feitorias à margem da Lagoa jequiá. A colonização francesa deixou como herança o povoado da França, atualmente pertencente ao município de Jequiá da Praia, onde os moradores possuem características físicas semelhantes a dos povos europeus, pois possuem cabelos loiros, pele branca e olhos azuis.

Em 1556 foi doado a Antonio Moura Castro por Duarte Coelho donatário da Capitania de Pernambuco, uma sesmaria formada pelas terras compreendidas pelo rio São Miguel e pelo rio Coruripe. A partir deste tempo deu-se o início o processo de colonização da sesmaria com a introdução da cultura da cana de açúcar, registrando-se a implantação do engenho Jequiá e do Prata como pioneiros na ocupação da região.

Como uma das mais antigas famílias a ocuparem as terras da atual cidade, as margens do Rio jequiá, podemos citar um português Manoel da Cunha Coelho, que por volta de 1810 ocupava a localidade. Naquele tempo as atividades predominantes eram as retiradas da madeira, a produção de cocô e a cana de açúcar. Ligadas a produção de açúcar apareceram figuras ilustres, como o comendador Miguel Palmeira, denominado barão de Coruripe e o Senhor Manoel Duarte Ferreira Ferro, o barão de Jequiá, cuja residência ainda está presente na arquitetura da cidade. Consta também que, em 1900, a pesca artesanal já se iniciava na Lagoa jequiá. Um filho do Português Manoel, João Manoel Cunha Coelho arrematou em Coruripe o direito a pescaria no Rio jequiá e respectiva Lagoa.

Com o ciclo da produção açucareira, veio o ciclo das barcaças de madeiras, movidas pelo vento que transportavam o açúcar desde o porto da boca na Lagoa Jequiá, até o porto de Jaraguá. Consta que mesmo durante a segunda guerra mundial, os barcaçeiros se arriscavam a ser torpedeados pelos alemães, como o que aconteceu com o navio ita pajé, afundado ao longo da costa, na altura da Lagoa Azeda.

O território do município de Jequiá da Praia foi criado pela lei nº. 5.675, 03 de fevereiro de 1995. Porém, em decorrência de alguns problemas jurídicos e administrativos, somente em 01 de Janeiro de 1999 foi instalado o novo município, com a nomeação de um administrador, Dr. Miguel Soares Palmeira. O primeiro prefeito foi eleito em 03 de outubro de 2000, a Srª. Roseane Jatobá Lins, empossada em 01 de janeiro de 2001, sendo reeleito no último pleito, realizado no dia 06/10/2004.

Fonte: IBGE

Nenhum comentário: