segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Miranda_MS


Miranda_MS
Atrações Turísticas
Fonte www.brasilturismo.com.br

Igreja Matriz de Miranda
Erigida pelo construtor Pedro Macellaro e engenheiro Arilindo de Sampaio Jorge sob as ordens dos missionários redentoristas Alphonse Hild e Henrique Pflug em 1931, para abrigar a igreja matriz. Atualmente pertence à Mitra Diocesana de Jardim e encontra-se em processo de tombamento estadual. Embasamento em soco com pedestais. Corpo em bossagem de rustificação com trama de pilastras colossais emparelhadas. Aberturas de portais em arco pleno central e arcos ogivais laterais e vitrais em arco rebaixado. Coroamento com arquitrave, friso, cornija e muro de ático com balaustrada. Ao centro, torre campanário com aberturas de janelas sineira sem arco pleno, coroada por cornija e frontão encimado por cruz latina. Inspiração no eletismo. Edificação em dois pavimentos com fundação de pedra e concreto e alvenaria de tijolos maciços com revestimento de argamassa. Aberturas com quadros e vedo de madeira, metal e vidro. Cobertura com estrutura de madeira e telhas de barro.

Estação Ferroviária de Miranda
Inaugurada em 31 de dezembro de 1912, para uso de estação de embarque, integra o complexo arquitetônico da Rede Ferroviária Noroeste do Brasil. Atualmente sob concessão da All e Serra Verde Express. Embasamento em soco com escadaria de acesso e plataforma. Corpo com arcada plena e trama de pilastras. Aberturas retangulares de portas e janelas emolduradas e aduela de fecho. Coroamento com frontão na inclinação do telhado e epígrafe "MIRANDA". Edificação térrea com fundação de pedra e alvenaria estrutural de pedra e tijolo maciço revestida de argamassa. Aberturas com quadros e vedo de madeira e vidro. Cobertura com estrutura de madeira e telhas de barro.

Prédio da Prefeitura Municipal de Miranda
Erigida sob as ordens dos missionários redentoristas Alphonse Hild e Henrique Pflug, em 1931, para uso residencial dos padres. Atualmente pertence à Congregação do Santíssimo Redentor e abriga a Prefeitura Municipal. Embasamento em soco com escada de acesso. Trama de pilastras colossais e aberturas retangulares misuladas, portal de acesso em arco pleno. Coroamento com frontão em formas geométricas escalonadas com ornato de cruzeta - cruz latina no tímpano e cobertura aparente. Inspiração art-déco.
Edificação em dois pavimentos com fundação de pedra e concreto, estrutura de concreto e alvenaria de tijolo maciço com revestimento de argamassa. Aberturas com quadros e vedo de madeira e vidro. Cobertura com estrutura de madeira e telhas de barro.

Nenhum comentário: