sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Guarapari_ES



Guarapari-ES

O crescimento de Guarapari, no decorrer de sua história, foi realmente muito lento. Na década de 30 as casas não passavam de 250 unidades e, somente na década de 40 é que foi registrada a construção da primeira casa de veraneio. Até 1.952 Guarapari era lugar de difícil acesso, pois a travessia do canal ainda era feita através de balsa. Neste ano foi construída a primeira ponte de madeira ligando o município aos acessos já disponíveis. Mas foi na década de 60 que Guarapari apareceu para o mundo turisticamente. Divulgada para os quatro cantos do mundo pelo Dr. Silva Mello, a cidade das areias monazíticas medicinais passou a ser referência mundial para o turismo saúde. Por isso o título de 'Cidade Saúde'. Hoje possui uma população estimada em 110.000 mil habitantes.

Guarapari está localizada ao sul de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, fazendo parte integrante de sua região metropolitana. É caracterizada por um belíssimo litoral, banhado por águas claras, e propícias ao mergulho e à pesca.

A Rodovia do Sol (ES-060), que corta quase todo litoral do Espírito Santo, é bem movimentada durante o verão. Ela acompanha o mar durante quase todos os 120 quilômetros que separam Vitória de Marataízes, no extremo sul do Estado, passando por Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Piúma e, depois de Marataízes, seguindo por mais 58 quilômetros em estrada sem pavimentação até a divisa com o Estado do Rio, na foz do rio Itabapoana, Guarapari é o maior centro turístico do Estado do Espirito Santo.

A cidade possui diversas opções de hospedagem que vão desde aconchegantes pousadas à luxuosos hotéis.
Créditos: Pref. Mun. de Guarapari

Historia e Cultura
Guarapari situa-se em local onde estava assentada uma taba dos Goitacás. Em 1585 o padre José de Anchieta levantou uma capela, dedicada a Santana, e construiu residências destinadas aos catequistas da Companhia de Jesus. Os índios passaram a residir junto à igreja e o aldeiamento foi crescendo com a presença também de portugueses. Foi freguesia em 1655. Teve foros de Município a 1.° de março de 1670 (a delimitação municipal só foi realizada em 1878). Em 1677, o donatário da capitania, Francisco Gil de Araújo, construiu uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição (atual padroeira) e em 1679 criou a vila.

O primeiro nome foi Vila dos Jesuítas, depois, Aldeia de Nossa Senhora, Aldeia de Santa Maria de Guaraparim, Guaraparim, Goaraparim e finalmente, Guarapari, vocábulo de origem indígena, derivado (segundo Montoya e Saint Hilaire) de guará-pássaro de arribação, que aparece à beiramar de variadas cores - e pari - rede, significando lugar onde se armam redes para apanhar guarás.

Fonte: IBGE

Nenhum comentário: