quinta-feira, 6 de setembro de 2012

São Luis_MA

SÃO LUIS-MA
Fonte: www.brasilturismo.com

São Luís é a única capital brasileira fundada pelos franceses, mas, é curiosamente a mais lusitana. Os colonizadores deixaram aqui o maior e mais homogêneo conjunto arquitetônico de origem civil portuguesa da América Latina, reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Sua hospitalidade, lindas praias, lendas e mistérios são apenas alguns dos fatores responsáveis por este encantamento. Mas é na riqueza do seu patrimônio arquitetônico que São Luís concentra a sua grande força para atrair um maior número de pessoas para visitá-la.

O conjunto Arquitetônico do Centro Histórico é um dos mais significativos do Brasil, com cerca de 3500 imóveis dos séculos XVIII e XIX distribuídos principalmente pelos bairros da Praia Grande, Desterro e Portinho

Historia
Fundada em 1612, São Luís recebeu esse nome em homenagem a Luís XIII, rei da França. São Luís é a única capital brasileira fundada pelos franceses que permaneceram na cidade até 1615 quando, depois de muitas lutas, foram expulsos pelos portugueses liderados por Jerônimo de Albuquerque, herói de Guaxenduba, que acrescentou ao seu nome o apelido de Maranhão.

Os portugueses reinaram em paz até 1641, quando dois mil soldados holandeses chegaram em navios comandados pelo Almirante Jan Cornelli. Os holandeses destruíram casas, queimaram igrejas (eram protestantes) e saquearam a cidade como forma de pressão. Em 1642, sob o comando do Capitão Antonio Teixeira de Melo, os portugueses expulsaram os holandeses após terem encontrado a cidade em ruínas. A partir daí, São Luís passou por uma fase de tranqüilidade e foi tornando-se mais burguesa.

Embora tenha sido fundada por franceses, a capital do Estado do Maranhão guarda poucas evidências disso, com exceção de alguns nomes de ruas e monumentos, e um toque refinado na culinária. Mas os principais traços da cidade são mesmo herdados dos portugueses: o incrível casario azulejado e os inúmeros sobrenomes de origem lusitana, entre outras influências.

São Luis - Patrimônio da Humanidade
Em 1997, São Luís recebeu da UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, um reconhecimento à preservação de seu magnífico e homogêneo conjunto arquitetônico colonial latino-americano dos séculos XVIII e XIX. São mais de 3.500 edificações de inigualável valor histórico e artístico, que retratam o modo de vida das antigas famílias abastadas da cidade.

Turismo

Praia da Ponta D’Areia
Localizada ao norte da ilha e distante a 4 km do centro da cidade, é uma das mais freqüentadas, pois tem fácil acesso. As barracas de água de coco são padronizadas, e depois de reformada, a praça recebeu uma área de lazer para oferecer melhores serviços aos usuários. Na mesma orla encontram-se restaurantes, churrascaria, clubes de reggae, hotéis e aparts, um mini-shopping, postos de gasolina. O bairro São Francisco que fica ao lado tem estrutura comercial mais diversificada. Os atrativos de destaque da área são: a Lagoa da Jansen e o forte de Santo Antônio.   

Praia de São Marcos
A primeira praia da Avenida Litorânea ainda tem significativa faixa de dunas. E, assim como as demais, oferece mirantes, calçadão para caminhadas e circulação de bicicletas. Ali está localizado o Farol de São Marcos, mas além deste monumento, o trecho da avenida que passa por esta praia serve de palco para o Marafolia, um grande evento que imita o carnaval por quatro animadas noites. Há bares e área de estacionamento.   

Praia do Calhau
Também localizada na extensão da avenida Litorânea, oferece uma boa área para banho, prática de esportes na areia e na água, bares (alguns com programação musical ao vivo em finais de semana), restaurantes, hotéis, sorveterias e um posto do Corpo de Bombeiros.   

Praia do Caolho
Está entre as praias do Calhau e Olho D’Água, é bastante procurada para acampamentos. Há um trecho com algumas formações rochosas que aparecem quando a maré está baixa.

Praia do Olho D’Água
Na sua orla tem bares e pousadas, e nas imediações encontra-se o Sesc Turismo, empreendimento turístico com estrutura de hospedagem, alimentação e lazer (principalmente para comerciários, mas acessível à outra clientela).   

Praia da Guia
Localizada a oeste da ilha, no eixo do Itaqui Bacanga, possui paisagens exuberantes com dunas, vegetações rasteiras e muitos coqueiros.

Um comentário:

Pathy Moreira disse...

Oiii

Passei para conhecer o seu cantinho e adorei!! Já virei sua seguidora para ficar por dentro de todas as novidades!!

Se tiver um tempinho de uma olhada ni meu blog e se gostar me siga:

www.todacharmosa.com