quarta-feira, 20 de abril de 2016

Fortaleza_Ceará

Fortaleza

A capital cearense tem atrações para todos os gostos. A começar pela bonita orla central formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, unidas pela Avenida Beira Mar, ponto de encontro de turistas e moradores na hora do pôr d o sol. A 11 quilômetros do Centro, a praia do Futuro é perfeita para um mergulho com muita mordomia - as diversas barracas oferecem não só as típicas patinhas de caranguejo e o pargo assado no sal grosso, mas também duchas de água doce, cadeiras, guarda-sóis e muita animação.

Nos arredores da cidade estão guardadas as dunas e as falésias coloridas que são a cara do Ceará. A bordo de bugues, são apreciadas nas praias de Morro Branco e das Fontes, na Costa Leste ou do Sol Nascente. Por lá está ainda Porto das Dunas, o cenário do Beach Park. O Litoral Oeste (Sol Poente) tem como destaque as lagoas de Cumbuco, que atraem adeptos do jet ski, windsurf e kitesurf.

Metrópole de vida noturna agitada, Fortaleza tem balada a semana toda - a segunda-feira, aliás, é considerada a mais animada do planeta. Para ficar por dentro, dê uma circulada pelos bares da Rua dos Tabajaras, próxima ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Aproveite para conferir a programação dos teatros, cinemas e museus do espaço cultural ou, simplesmente, apreciar a moderna arquitetura da construção. Não deixe de vislumbrar também a fachada art nouveau do Theatro José de Alencar, seja durante um espetáculo ou através de uma visita guiada.

Na hora de provar as delícias típicas da região, basta definir o cardápio e consultar o mapa. Caso a opção seja uma saborosa lagosta o endereço é a praia de Meireles, onde aportam as jangadas repletas de frutos do mar. A comida do sertão, com direito a baião-de-dois e carne-de-sol, é encontrada no bairro da Varjota, enquanto o sotaque francês demarcou território nas ruas da Aldeota.

As tapiocas também ganharam um cantinho só para elas – fica no bairro de Messejana e reúne mais de 20 barracas-restaurantes. Já o artesanato está espalhado por toda a cidade. São diversos feiras e mercados onde os bonitos trabalhos em renda de labirinto, a mais tradicional do estado, dividem espaço com as redes de dormir, as garrafinhas com desenhos de areia colorida, os objetos em argila e madeira...

Nenhum comentário: