quinta-feira, 14 de julho de 2016

Curitiba(PR) História

CURITIBA – PR

A cidade de Curitiba é a capital do estado do Paraná com população aproximadamente. de 1.757.904 habitantes. A cidade é especialmente conhecida por suas soluções urbanas inovadoras onde dispõe aos seus moradores e turistas uma excelente qualidade de vida e infraestrutura para a realização de qualquer que seja seu desejo em uma cidade grande.

Curitiba é conhecida como "cidade verde" por conter muitas praças arborizadas e parques que protegem as matas ciliares dos principais rios locais, como o Rio Barigüi e o Rio Iguaçu.

Espalhadas pela cidade e comumente integradas com os terminais de ônibus estão as Ruas da Cidadania, centros municipais que congregam pontos de comércio, secretarias e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, serviços gratuitos de acesso à internet e equipamentos de lazer, como parquinhos infantis, quadras poli esportivas e canchas de futebol.

De qualquer forma, por todas as suas soluções urbanas e boa administração, Curitiba foi recentemente recomendada pela Unesco como uma das cidades-modelo para a reconstrução das cidades do Afeganistão. Apesar disto, como qualquer outra metrópole brasileira, Curitiba ainda sofre com alguns problemas sociais, como a existência de favelas no entorno do município e de moradores de rua. O índice de criminalidade, no entanto, ainda é baixo, se comparado a outras cidades do mesmo porte.

Na Década de 1990, a cidade foi agraciada com o prêmio United Nations Environment Program - UNEP da ONU , considerado o prêmio máximo do meio ambiente no mundo. Em 2003, a cidade recebeu o título de Capital da Cultura das Américas pela entidade CAC-ACC. Em 2006, Curitiba cediou o evento COP 8 MOP 3 da ONU realizado na vizinha cidade de Pinhais.

A grande altitude dá à cidade características próprias, como um inverno mais frio do que o das demais capitais do Brasil, exibindo um rigor semelhante a dos invernos de alguns países europeus.

Créditos: Pref. Mun. de Curitiba

 



Nenhum comentário: